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A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO DESENVOLVIMENTO DA HABILIDADE DA LEITURA

Tipo de Trabalho 

Artigo

Este trabalho tem como objetivo evidenciar a importância da contação dos contos infantis para o desenvolvimento da leitura na Educação Infantil, bem como compreender como o mundo literário participa de nossas vidas, transvestido de diferentes formas. Fundamentado na pesquisa bibliográfica, trouxe autores como Sisto (2005), Benjamin (1994), que enfatizaram a contação de histórias como um dos meios mais antigos de interação humana, utilizada desde os primórdios da humanidade para, por intermédio da linguagem, transmitir conhecimentos, estimular a imaginação e a fantasia – necessidades básicas do ser humano - e utilizada também para transmitir valores morais, além de disciplinar e desenvolver o interesse pela leitura. Através das histórias, as pessoas galgam a oportunidade de se tornar leitores assíduos e competentes linguisticamente, além de poder caminhar por uma estrada infinita de descobertas e compreensão do mundo. Partindo destas pressuposições. Diante dessas considerações, pode-se constatar que a contação de histórias é de grande relevância, devendo ser valorizada e desenvolvida no ambiente escolar para potencializar a imaginação, a linguagem, a atenção, a memória, o gosto pela leitura e outras habilidades humanas.