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EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE NO ENSINO SUPERIOR: A NECESSIDADE DESSA TEMÁTICA NA GRADE CURRICULAR PARA A FORMAÇÃO DO ADMINISTRADOR

Tipo de Trabalho 

Artigo

A implementação da educação para a sustentabilidade nos currículos das instituições como instrumento que estimule os futuros administradores à reflexão e à ação acerca dos desafios da sustentabilidade, tem se mostrado uma tarefa bastante complexa nos mais diferentes campos de conhecimento. Isso se evidencia, particularmente, quando se pensa nas estruturas dos currículos tradicionais dos cursos de administração. Este artigo tem como objetivo identificar desafios para a integração da sustentabilidade no curso de Administração e como esse conhecimento influencia na trajetória profissional do aluno. A metodologia consiste numa pesquisa descritiva com abordagem qualitativa cujo levantamento de dados se deu a partir de entrevistas e envio de roteiros, os dados coletados foram provenientes de uma amostra não probabilística dos docentes do curso Administração da Universidade Estadual da Paraíba, localizada na cidade de Patos-PB. Os resultados mostram que os docentes reconhecem a necessidade das disciplinas sobre a temática como elementos centrais no processo para formação e desenvolvimento dos futuros gestores profissionais com responsabilidade socioambiental. Entretanto, a pesquisa indica um grande desafio para esses egressos. Nesse contexto, o desafio mostra-se muito maior do que apenas incorporar o conteúdo de sustentabilidade na formação de futuros administradores, como também entender como administradores comprometidos com a questão socioambiental podem efetiva inserção da sustentabilidade nas organizações.