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EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ABRANGENDO OS PROCESSOS INCLUSIVOS POR MEIO DE UMA VIVÊNCIA FORMADORA NA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS.

Tipo de Trabalho 

Artigo

Discutimos neste artigo os processos inclusivos de aluno/as com necessidades educacionais especiais, atendidos/as na Sala de Recursos Multifuncionais de uma escola da rede pública estadual de Juara/MT, instituição parceira nas ações do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). Dentre as inúmeras atividades desenvolvidas no Pibid, nosso olhar volta-se para compreender como a educação inclusiva é trabalhada no contexto educacional da Sala de Recursos Multifuncionais de uma escola pública que oferta o ensino fundamental. Para a tessitura deste texto, reportamos aos seguintes autores: Ramos (2012), Laplane (2004), Lei Complementar 49/98 Portaria 305/12/GS/SEDUC/MT (1998) como também as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica/ Secretaria de Educação Especial (2001). Para alcançar os objetivos propostos, realizamos entrevista semiestruturada com a professora regente da Sala de Recursos Multifuncionais, como subsídios para entender como se dá o processo ensino e aprendizagem dos/as alunos/as que são atendidas/os nesse espaço. Aliada a este instrumento, realizamos semanalmente sessões de observação participante das ações pedagógicas desenvolvidas no contexto da Sala de Recursos Multifuncionais. A análise do conjunto de dados da pesquisa possibilita asseverar que mesmo com as dificuldades que os profissionais da escola enfrentam, os processos inclusivos são foco da escola, todavia há a necessidade de investimentos na formação continuada dos docentes que atuam na sala comum, visto que os processos inclusivos são ações e desafios que toda comunidade escolar deve coletivamente assumir.