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LEITURA ESPACIAL: O OLHAR DO ALUNO SOB SEU ESPAÇO GEOGRÁFICO.

Tipo de Trabalho 

Artigo

Resumo Muito de discute na atualidade sobre a construção do conhecimento que é proporcionada através do uso da realidade do aluno no dia-a-dia da sala de aula. Em suas aulas, os professores de geografia expõem os conceitos chaves sobre espaço geográfico, educação ambiental e a dinâmica da adaptação do homem no meio ambiente, além de suas vertentes, como território, paisagem, espaço, espaço de pertença, impacto físico humano na natureza, interação homem no meio, homem com o homem e meio com o homem, dentre outros, e apresenta esses conceitos na busca de fazer com que o aluno possa intercalar o conhecimento e compreender a dinâmica do espaço geográfico. Foca-se, nesse processo, na dinâmica da influência do homem na construção, manutenção e adaptação no meio e o quanto isso influencia diretamente na cultura, hábitos e costumes das comunidades. Com isso, são expostos os conceitos de influência e impacto físico, cultural e econômico. Conhecer o Espaço Geográfico do aluno é primordial para melhor exposição e mediação do conhecimento para o profissional da geografia e biologia educacional. O presente artigo, busca compreender o espaço geográfico sob a ótica dos alunos da Comunidade de Conceição, Ensino Médio da Escola Estadual Emília Esteves Marques - Polivalente, em Carangola, MG. Para tanto, firmou-se uma parceria entre o NUPEX/UEMG-Unidade Carangola (Núcleo de Pesquisa e Extensão da UEMG-Unidade Carangola) e o Curso de Licenciatura em Geografia da mesma Casa e com a Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (UAITEC-Carangola). O projeto de pesquisa e extensão em execução busca em um primeiro momento analisar os dados colhidos através da produção textual proposta aos alunos sobre seus espaços geográficos, focando, a priori, na influência do social, cultural, econômico e físico deste espaço. No segundo momento do projeto, este torna-se extensionista na busca de intervir socioambientalmente na construção do espaço de pertencimento do aluno fomentando a autoconstrução do espaço geográfico e a manutenção deste.