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LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): A PRÁTICA DE LEITURA

Tipo de Trabalho 

Artigo

A escola tem um papel importante em desempenhar o processo de alfabetização, garantido por lei, tornando o indivíduo capaz de ler e escrever, sabendo que ser alfabetizado não é necessariamente letrado, pois alfabetizado é aquele que sabe ler e escrever, enquanto o letrado vive em estado de letramento. A Educação de Jovens e Adultos tenta “alfabetizar letrando”, numa abordagem simples e repetitiva, pois a alfabetização é um processo, o espaço-tempo vivido na escola é a imersão na cultura escrita. A busca de conhecimentos é a chave desse novo mundo, o mundo versado em letras, informa-se por meio da leitura, procura lazer nos jornais, interage com a imprensa diariamente selecionando o que desperta interesse, usa a leitura para seguir instruções, comunica-se com que está distante ou ausente, utiliza a escrita para se orientar no mundo, enfim, não é apenas saber ler e escrever, mas cultivar e fazer uso da leitura e escrita nas práticas sociais. O interesse central deste estudo consiste em conhecer a  Educação de Jovens e Adultos nas suas mais variadas idades e interesses principalmente o processo de desenvolvimento da aprendizagem, minimizando, assim, o analfabetismo. A sala realizada a pesquisa contava com  alunos de idade avançada, mas que tinham por um único objetivo a leitura e a escrita, portanto o desenvolvimento dos mesmos era comum. A aprendizagem da leitura e da escrita não se realiza da mesma maneira para todas as pessoas. E na maioria das vezes as dificuldades dos alunos podem ser ocasionadas pelo processo de ensino que normalmente utiliza um método único de educação. Com a realização deste artigo, verificou-se que existe a necessidade de mais pesquisas sobre o assunto e, principalmente, que os profissionais da educação amplie seus conhecimentos na área de linguagem oral, leitura/escrita.