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O MARKETING DE RELACIONAMENTO COMO ESTRATÉGICA COMERCIAL DE FIDELIZAÇÃO E ESCALA EM VENDAS

Tipo de Trabalho 

Artigo

A grande preocupação deste estudo é refletir sobre o marketing de relacionamento, e como o ele pode auxiliar a fidelização de clientes e a escala de vendas, bem como compor uma boa estratégia comercial. Este artigo tem como objetivo analisar a importância da utilização do marketing, e do marketing de relacionamento para melhorar a estratégia comercial da organização, aplicando um modelo onde o foco é no cliente e não no produto, tendo como objetivo dessa estratégia uma experiência incrível ao cliente e consequentemente mais vendas e mais fidelizações. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica considerando as contribuições de autores como KOTLER (2005), CROCCO (2006), SOHRABI (2010), CRAVENS (1997), entre outros, buscando dar ênfase em como a utilização dessa estratégia comercial pode melhorar significativamente os resultados da organização, bem como demonstrar o alcance de seus objetivos a partir destes meios. Concluiu-se então que o marketing de relacionamento se torna um meio eficaz para a fidelização de clientes na medida em que propicia o conhecimento dos desejos e necessidades do consumidor estabelecendo um relacionamento, e dessa forma a venda não é um fim e sim um meio, o objetivo principal sempre é desenvolver o relacionamento com cliente e proporcionar-lhe uma experiência que supere suas expectativas.