O MARKETING DE RELACIONAMENTO NA GBOEX GRÊMIO BENEFICENTE
Artigo
O presente trabalho é um estudo na área de marketing da Empresa GBOEX. Através deste procurou-se identificar quais ações são realizadas pela Empresa para desenvolver e valorizar seu relacionamento com funcionários e com seus principais clientes, os corretores de seguros. Com base nisso o objetivo geral deste trabalho foi avaliar o quão eficaz está sendo o marketing de relacionamento entre a GBOEX e seus corretores. Para fins de complemento, dentro dos objetivos específicos, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre o tema, assim como o posicionamento dos corretores, que trabalham atualmente com a empresa GBOEX, com relação às estratégias de marketing de relacionamento utilizadas pela empresa; avaliação dos fatores positivos e negativos no relacionamento entre a GBOEX e seus corretores; verificou-se porque os corretores vedem os produtos e serviços da empresa ao invés dos produtos da concorrência. Para alcançar os resultados foi utilizada, primeiramente uma pesquisa com a empresa, posteriormente, foi elaborado um questionário, com perguntas abertas e aplicado aos corretores. Conseguiu-se identificar porque os corretores de seguros trabalham com a empresa, e o que os mesmos acham que deve ser modificados, para que o relacionamento entre corretores e empresa seja cada vez mais forte. Os corretores elencaram alguns itens como o pagamento de comissões superiores aos demais concorrentes, bom relacionamento com alguns funcionários, bem como a credibilidade da empresa, como fatores primordiais no relacionamento dos mesmos, com a empresa. Identificaram-se algumas sugestões para o desenvolvimento de ações de marketing de relacionamento, como a implantação de benefícios financeiros e não financeiros.