Back to top

PEDAGOGIA HUMANIZADA: IMPORTÂNCIA DO VINCULO AFETIVO PROFESSOR/ ALUNO PARA DESPERTAR A CULTURA DE PAZ DESDE A EDUCAÇÃO INFANTIL

Tipo de Trabalho 

Artigo

Este trabalho valoriza a importância do vínculo afetivo professor-aluno e considera que na atualidade somente uma Pedagogia Humanizada possibilitará o despertar de uma cultura de paz na escola desde a educação infantil. Objetivando apresentar essa Pedagogia Humanizada como instrumento para o profissional Pedagogo atuar na educação infantil e também para enriquecer o vínculo afetivo professor-aluno, despertando a cultura da paz no referido segmento educacional. Algumas problematizações conduziram ao processo de pesquisa, cujo objetivos são: Demonstrar como o profissional Pedagogo, atuante na educação infantil, pode despertar a cultura da paz em seu segmento educacional. Compreender o desenvolvimento humano implícito na pedagogia humanizada. Analisar a importância do vínculo afetivo professor-aluno como facilitador da aprendizagem. Elucidar o termo cultura da paz, dispondo foco na educação para a paz. Os olhares dos teóricos Paulo Freire, Jean Piaget, Henri Paul Hyacinthe Wallon, Lev Vygotsky, Martin Buber, Célia Passos, Howard Gardner e Marshall Rosenberg formaram as principais referências teóricas analisadas.