Back to top

PROMOVENDO A EXCLUSÃO NO CONTEXTO ESCOLAR: O CASO DO BULLYING

Tipo de Trabalho 

Artigo

A palavra bullying é utilizada no contexto escolar, fazendo referência às ações agressivas entre alunos ou grupos de alunos. Contudo, o bullying não é simplesmente uma brincadeira inofensiva, hoje, é reconhecido como problema de saúde pública, recorrente no contexto escolar, e com conseqüências sérias. Nesse cenário, com o objetivo de esclarecer o fenômeno do bullying, no contexto escolar, refletindo os motivos que levam tanto criança, como adolescente a cometerem tal prática, ratifica-se a necessidade imediata de promover e resgatar a cultura da paz nas escolas, nas famílias e na sociedade. O presente artigo caracteriza-se por uma abordagem qualitativa, em que foi utilizado como estratégia, o tipo de pesquisa bibliográfica. Notou-se que esse fenômeno cresceu de tal forma que passou a ser destaque em jornais e matérias de revistas de grande circulação. Ademais, observou-se que os ataques podem causar danos irreparáveis, porém a atuação conjunta dos profissionais voltados para a educação, que perpassa desde o porteiro ao diretor da escola, pode contribuir com ações que inibam esse fenômeno nesse contexto.