Back to top

A VIVÊNCIA DA MATEMÁTICA NO CONTEXTO ESCOLAR E SOCIAL: ESTUDO DE CASO NO DISTRITO DE CURRAL NOVO

Tipo de Trabalho 

Artigo

Este artigo tem por objetivo descrever como as pessoas utilizam a matemática em seu cotidiano, fortalecendo o ensino e a aprendizagem daqueles que ali estão inseridos. Contudo, o seu principal foco foi destacar como os indivíduos aplicam a matemática em situações da realidade vivida, seja escolar ou comunitária. O uso da Matemática no cotidiano facilita o ensino e a aprendizagem e ainda pode auxiliar o processo pedagógico, pois as situações da vida podem ser trabalhadas na sala de aula. Assim, se fez necessário destacar como pode associar fatos reais à prática escolar, enfatizando o uso da matemática no cotidiano, se está relacionada ou aplicada no ambiente escolar a partir de situações cotidianas, facilitando o processo dinâmico que é o ensino da matemática. Foi realizado um estudo de caso em uma determinada escola e no Distrito de Curral Novo - em Águas Belas-PE. Nesse sentido, o nosso estudo estruturou-se em entrevistas, pesquisa descritiva por meio de questionário, levantamento quantitativo dos dados coletados e os seus respectivos resultados mostrando que a matemática do cotidiano pode ser associada à prática escolar, contribuindo para que a matemática torne-se uma disciplina motivadora na comunidade e na escola onde originou a pesquisa.