Back to top

O ENTENDIMENTO DOS ENFERMEIROS DE UM HOSPITAL FILANTRÓPICO DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO SOBRE A CAPTAÇÃO E DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E TECIDOS PARA TRANSPLANTES

Tipo de Trabalho 

Monografia

Santos, José Ribeiro dos. O entendimento dos enfermeiros de um hospital filantrópico  do município de São Paulo sobre a captação e doação de órgãos e tecidos para transplantes. São Paulo: Instituto de Ciências da saúde da Universidade Paulista-UNIP; São Paulo 2011.                            

                                                                          RESUMO

Este estudo trata-se do entendimento de enfermeiros sobre a captação e doação de órgãos e tecidos para transplantes e traça algumas considerações a cerca das atribuições que compete ao enfermeiro frente ao processo de transplantes. Com base na legislação existente no país e a literatura disponível. Destacam-se os aspectos éticos e a importância do enfermeiro junto à equipe multiprofissional e a sociedade. Além disso, é necessário capacitar profissionais ligados ao processo de transplante e ao ensino formal, promovendo esclarecimentos e debates a respeito da doação de órgãos para transplante. O objetivo deste trabalho foi analisar o entendimento dos enfermeiros e as produções científicas nacionais no período de 2001 a 2010, referentes à temática sobre o entendimento de enfermeiros, sobre a captação e doação de órgãos e tecidos para transplantes. O método adotado foi de revisão bibliográfica com pesquisa de campo do tipo exploratória descritiva qualitativa e quantitativa, disponíveis em: fontes como: Bireme, Lilacs e Scielo e dados das seguintes entidades: Ministério da saúde, Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo, Conselho Federal de Medicina, Conselho Federal de Enfermagem e da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO). Ao utilizar os descritos citados, foram encontrados quarenta e dois artigos que estavam disponíveis em língua portuguesa, desses sendo três artigos de dissertação de mestrado. Inicialmente procedeu-se a checagem dos títulos, autores e resumos, com o objetivo de separar as publicações repetidas, a seguir foram esmiuçadas todas as publicações encontradas e selecionados os artigos inerente ao assunto abordado. Os resultados analisados apontam a necessidade de aprimoramentos, tomadas medidas de educação continuada entre esses profissionais e uma ampla abordagem sobre o tema. Com isso conclui-se que; apesar do aumento do número de transplante de órgãos realizados, ainda existe pouca produção literária que descreva e valide os resultados da avaliação de conhecimento de enfermeiros sobre o processo de transplantes. Assim, este estudo mostra que é preciso investimentos nas produções cientificas, que envolvem aspectos complexos, a intensificar e valorizar o nível de desenvolvimento do conhecimento de enfermeiros envolvidos no processo de captação de órgãos e transplante para melhor elucidar a questão.