Back to top

Pandemia da Covid-19 X Saúde Mental

O vírus da Covid-19 causou uma pandemia que afetou a vida de todos os seres humanos. Dentro de poucos dias fomos obrigados a mudar toda a nossa rotina e a nos adaptarmos ao novo mundo pandêmico pelo bem maior que era a saúde coletiva. Muitas pessoas foram demitidas, outras trabalharam em home office; as escolas fecharam e as aulas passaram a ser online; os hospitais ficaram lotados e muitas pessoas morreram por conta da doença.

Fora isso, houve o distanciamento social, o uso constante de máscaras e, em certos casos, isolamento social e quarentena. Em meio a esse caos e a constatação de vários óbitos, a pandemia também desencadeou problemas emocionais e psicológicos em muitas pessoas, tais como estresse, ansiedade, crises de pânico etc. Pessoas que nunca tiveram doenças ou casos parecidos durante a vida, tiveram sua saúde mental abalada devida às incertezas e preocupações trazidas pela pandemia.  

A articulista RAPHAELLY DUARTE MONTEIRO DE CASTRO publicou recentemente um artigo na nossa Revista que fala sobre esse assunto. O tema do trabalho é: “CONSEQUÊNCIAS PSICOLÓGICAS: OS IMPACTOS CAUSADOS PELA COVID-19”.

Confira o resumo do trabalho:

O artigo traz referências e conceitos relacionados à problemática do vírus e analisa as consequências causadas por ela. Ao se pensar na atual situação mundial, que está sendo marcada pela pandemia da COVID-19, com as crises na saúde pública e particular, esse presente artigo buscou reunir informações a respeito dos impactos causados por ela. Também foram analisadas as medidas que foram adotadas neste período, por exemplo o fechamento temporário das escolas e universidades, distanciamento social e uso obrigatório de máscaras faciais em ambientes abertos e fechados. Por fim, expõe a importância do cuidado da saúde mental, oferecidos pelos profissionais em psicologia, assim como pelos demais profissionais de saúde, de modo a minimizar os impactos negativos e atuando para a prevenção.

Artigo na íntegra:  CONSEQUÊNCIAS PSICOLÓGICAS: OS IMPACTOS CAUSADOS PELA COVID-19