Back to top

Violência doméstica contra a mulher na pandemia

Nessa semana, principalmente no dia 08 de março, o mundo comemorou o Dia Internacional da Mulher. No decorrer dessa semana, várias homenagens foram feitas às mulheres, parabenizando-as pela sua força, determinação e por sempre enfrentarem suas lutas diárias na sociedade. Porém, ocorreram também várias manifestações feitas pelas próprias mulheres que protestaram contra o machismo, a desigualdade de gênero e a violência contra a mulher, que ainda é bastante visível atualmente.

Apesar da luta histórica para conquistar seu espaço na sociedade e a elaboração de leis que protegem o sexo feminino, as mulheres ainda sofrem muito com a desigualdade de gênero e, infelizmente, com a violência física e psicológica praticada pelos homens. Na pandemia, por exemplo, foi um período em que se intensificou a violência de gênero e o número de feminicídio, já que as mulheres precisavam ficar em casa, juntamente com seus violentadores.

Em nossa Revista Acadêmica existe um artigo sobre esse assunto que aborda também os motivos que levam as mulheres a não denunciarem seus agressores na pandemia. A autoria é de ARLEY GALVÃO LIMA DA SILVA e JULIO CESAR RODRIGUES UGALDE, e o tema do trabalho é: “VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA MULHERES DURANTE A PANDEMIA COVID-19: OS MOTIVOS QUE AS LEVAM A NÃO DENUNCIAR SEUS AGRESSORES”.

Confira o resumo do trabalho:

O presente estudo aborda a questão da violência doméstica contra mulheres. Objetiva de identificar as causas de as mulheres, vítimas de violência doméstica não denunciarem seus agressores, durante a pandemia covid 19. Diante da pandemia, houve a necessidade de isolamento social, o que segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (2020), indicou levar a maior proximidade da mulher com seu agressor, levando muitas delas a sofrer caladas e não denunciarem seus agressores. Questiona-se, dessa forma, quais seriam os fatores que influenciam as mulheres que sofrem violência doméstica e familiar a não denunciar seus agressores, durante a pandemia covid-19? Para a realização deste estudo foi realizada uma pesquisa bibliográfica em veículos especializados disponíveis, e foi comprovado ainda há muito que entre os fatores que influenciam as mulheres que sofrem violência doméstica e familiar a não denunciar seus agressores, durante a pandemia covid-19, citam-se: principalmente a questão financeira ( as mulheres dependem financeiramente do agressor); a questão cultural (as mulheres se envergonham de dependerem emocionalmente do agressor); e por não sentirem-se apoiadas pelo Estado e pelos familiares.

Artigo na íntegra: VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA MULHERES DURANTE A PANDEMIA COVID-19: OS MOTIVOS QUE AS LEVAM A NÃO DENUNCIAR SEUS AGRESSORES